segunda-feira, 23 de abril de 2012

Origem e Evolução do Comércio


 Origem e Evolução do Comércio

Nos dias de hoje, e devido ao ritmo de vida imposto pela sociedade, as pessoas não têm tempo de preferir o comércio tradicional e enveredam pelas suas compras nas grandes superfícies, onde encontra uma variedade inigualável de produtos enlatados e embalados higienicamente, dispostos de uma maneira atraente.
Por um lado somos obrigados a duvidar que esses mesmos produtos primem pela genuinidade e integridade do próprio, isto é, sem perder as suas qualidades de origem. Para serem embalados em plásticos ou papel próprio e resistente, embora com o devido prazo de validade, obrigatório nas embalagens, o certo é que devem sofrer alterações para manterem a sua manutenção até serem gastos. Não sendo os mais higiénicos, os produtos de antigamente eram mais puros, sendo vendidos especialmente nas aldeias, nas vendas e tascos onde se juntavam os homens que regressavam do trabalho para beberem, os velhotes que passavam a tarde a jogar as cartas e as mulheres que compravam os géneros alimentícios que lhes faziam falta - esta mesma casa tinha essa múltipla função.
O azeite e o petróleo eram vendidos às portas das pessoas. O azeiteiro fazia-se anunciar com o toque de uma gaita e o seu burrito carregado com o odre (pele de uma cabra), onde o azeite era armazenado e medido conforme o cliente solicitava. Estes vendedores percorriam caminhos de aldeia em aldeia. Os produtos eram transportados por animais, sem os mínimos cuidados de higiene, armazenados ou metidos em tulhas e eram vendidos a vulso, conforme as possibilidades económicas de cada cliente
Hoje, a televisão e a propaganda através de panfletos e cartazes, devidamente ilustrados e com reclames aliciantes, são veículos de promoção que muito influenciam o comprador ou consumidor. Entusiasmadas com a enorme e variadíssima gama de produtos que têm ao seu dispor, as pessoas são levadas a consumir mais géneros do que muitas vezes necessitam, contribuindo para um consumo desnecessário e acrescido de desperdícios. Em virtude de tudo ser embalado, os resíduos resultantes de cada ser humano são muito superiores aos de antigamente, onde cada pessoa levava à loja a sua saca de pano e o seu vasilhame para o azeite, sendo estes utilizados inúmeras vezes, até se desgastarem e se tornarem irrecuperáveis.
Conceito

Comércio é o complexo de operações efetuadas entre produtor e consumidor, exercidas de forma habitual, visando ao lucro, com o propósito de realizar, promover ou facilitar a circulação de produtos da natureza e da indústria.

Fonte: http://www2.ufp.pt/units/geonucleo/ecos/numero3/artigos/evocom.htm

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