Origem e Evolução do Comércio
Nos
dias de hoje, e devido ao ritmo de vida imposto pela sociedade, as
pessoas não têm tempo de preferir o comércio tradicional e
enveredam pelas suas compras nas grandes superfÃcies, onde encontra
uma variedade inigualável de produtos enlatados e embalados
higienicamente, dispostos de uma maneira atraente.
Por
um lado somos obrigados a duvidar que esses mesmos produtos primem
pela genuinidade e integridade do próprio, isto é, sem perder as
suas qualidades de origem. Para serem embalados em plásticos ou
papel próprio e resistente, embora com o devido prazo de validade,
obrigatório nas embalagens, o certo é que devem sofrer alterações
para manterem a sua manutenção até serem gastos. Não sendo os
mais higiénicos, os produtos de antigamente eram mais puros,
sendo vendidos especialmente nas aldeias, nas vendas e tascos onde se
juntavam os homens que regressavam do trabalho para beberem, os
velhotes que passavam a tarde a jogar as cartas e as mulheres que
compravam os géneros alimentÃcios que lhes faziam falta - esta
mesma casa tinha essa múltipla função.
O
azeite e o petróleo eram vendidos às portas das pessoas. O
azeiteiro fazia-se anunciar com o toque de uma gaita e o seu burrito
carregado com o odre (pele de uma cabra), onde o azeite era
armazenado e medido conforme o cliente solicitava. Estes vendedores
percorriam caminhos de aldeia em aldeia. Os produtos eram
transportados por animais, sem os mÃnimos cuidados de higiene,
armazenados ou metidos em tulhas e eram vendidos a vulso, conforme as
possibilidades económicas de cada cliente
Hoje,
a televisão e a propaganda através de panfletos e cartazes,
devidamente ilustrados e com reclames aliciantes, são veÃculos de
promoção que muito influenciam o comprador ou consumidor.
Entusiasmadas com a enorme e variadÃssima gama de produtos que têm
ao seu dispor, as pessoas são levadas a consumir mais géneros do
que muitas vezes necessitam, contribuindo para um consumo
desnecessário e acrescido de desperdÃcios. Em virtude de tudo ser
embalado, os resÃduos resultantes de cada ser humano são muito
superiores aos de antigamente, onde cada pessoa levava à loja a sua
saca de pano e o seu vasilhame para o azeite, sendo estes utilizados
inúmeras vezes, até se desgastarem e se tornarem irrecuperáveis.
Conceito
Comércio
é o complexo de operações efetuadas entre produtor e consumidor,
exercidas de forma habitual, visando ao lucro, com o propósito de
realizar, promover ou facilitar a circulação de produtos da
natureza e da indústria.
Fonte:
http://www2.ufp.pt/units/geonucleo/ecos/numero3/artigos/evocom.htm
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